terça-feira, 28 de maio de 2013

Trauma de Campina Grande terá telemedicina

Trauma de Campina Grande terá telemedicina






 A aplicação da telemedicina no apoio diagnostico e terapêutico ao doente grave nas emergências será uma realidade em Campina Grande dentro de três meses. A direção do hospital de emergência e trauma dom Luiz Gonzaga Fernandes firmou uma parceria com o hospital Albert Einstein, em São Paulo, e será pioneiro no estado da Paraíba neste tipo de procedimento.
A telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distancia é um fator critico. Estes serviços são prestados por profissionais da área de saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para intercambio de informações validas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a continua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações.
Na prática, a ala vermelha, aquela onde estão os pacientes em estado grave, e a UTI do Hospital de Emergência e Trauma serão as mais beneficiadas, já que os médicos poderão ter a opinião de um segundo especialista nos casos mais delicados. “A UTI do trauma terá um reforço na consolidação do diagnostico e do tratamento” frisou o diretor-geral do hospital, médico Geraldo Antônio Medeiros.
Os especialistas em telemedicina argumentam que o método reduz o tempo e os custos do atendimento e tornou-se um instrumento de promoção a saúde referendado no mundo inteiro. A parceria do trauma de campina Grande com o hospital Albert Einstein foi firmada no ultimo final de semana por meio do programa de apoio ao desenvolvimento institucional do sistema único de saúde, PROADI-SUS.
O PROADI_SUS foi regulamentado pela lei federal n° 12.101, de 27 de novembro de 2009 e permite que instituições hospitalares, sem fins lucrativos, de reconhecida excelência, apresentem projetos de apoio ao SUS, utilizando recursos da isenção fiscal e contribuições sociais.
Para garantir a eficiência no atendimento e a assistência a todos, a unidade de saúde conta com 262 médicos, sendo 37 de plantão 24 horas em todas as especialidades de urgência. O hospital dispõe de internação clínica e cirúrgica em seis blocos de enfermaria, com 253 leitos.

Com Campina FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário