Genival Neto e Lourival Delfino travam desde 1º de janeiro uma guerra judicial pelo comando da Câmara. Cada um foi eleito em pleitos separados para a presidência da Casa. Inicialmente, o petebista assumiu a presidência, depois Genival conseguiu uma liminar e foi empossado presidente. Posteriormente, Lourival conseguiu retornar ao Legislativo por força de outra decisão da Justiça. Na última sexta-feira, o juiz Aluízio Bezerra, do TJPB, mandou Genival Neto assumir a Câmara.
Ontem, oficiais de Justiça tentaram notificar a presidente interina da Câmara, Marina de Araújo Elói (PMDB), sobre a liminar concedida pelo TJPB a Genival Neto. No entanto, ela não foi encontrada em casa nem na sede do Poder Legislativo. “Isso é uma manobra jurídica para evitar minha posse, mas eles não vão conseguir”, comentou Genival Neto, que pretende acionar hoje na Justiça os membros da Mesa Diretora para garantir a sua posse. Procurada pela Reportagem do JORNAL DA PARAÍBA, a vereadora Marina de Araújo Elói não foi encontrada para falar sobre a decisão do TJPB
.
RECURSO
A assessoria da Mesa da Câmara, por sua vez, pediu ontem a reconsideração da decisão ao juiz Aluízio Bezerra, alegando que recentemente o juiz substituto do TJ, Wolfram da Cunha Ramos, tinha concedido uma liminar em favor de Lourival Delfino, que aguarda para hoje novo desfecho para o caso e sua permanência na prefeitura.
RODÍZIO DEIXA SERVIDORES SEM SALÁRIOS
O rodízio de prefeitos prejudica os cerca de 14 mil moradores de Soledade, além dos servidores públicos municipais. A maioria dos funcionários ainda não recebeu os salários referente ao mês de junho. Já os serviços essenciais estão sob ameaça, alguns médicos contratados não querem mais atender e os comerciantes temem fornecer novos produtos ao Executivo. A assessoria da prefeitura informou que o pagamento dos salários será regularizado esta semana
.
MUDANÇA
Com a eventual posse de Genival na Câmara e, em seguida, na prefeitura, o município de Soledade terá quatro prefeitos em menos de dois anos. Em setembro de 2011, o então prefeito José Ivanildo Gouveia (PR) foi cassado por improbidade administrativa. No seu lugar, assumiu o então vice-prefeito, José Bento Leite do Nascimento (PT).
Em outubro de 2012, o petista, como prefeito, concorreu à reeleição e venceu. No entanto, a oposição entrou com uma ação na Justiça, alegando uso da máquina administrativa. A denúncia foi acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral. No dia 28 de junho deste ano, o TRE afastou definitivamente o ex-prefeito José Bento (PT). No dia seguinte, o presidente da Câmara, Lourival Delfino, assumiu a prefeitura. Com a decisão do juiz Aluízio Bezerra, o vereador Genival Neto vai substituir Lourival no Poder Executivo.
Com Jornal da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário