sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Assembleia participa de audiência sobre situação do açude de Boqueirão


http://www.deolhonocariri.com.br/wp-content/uploads/2013/08/assembleiaboqueirao.jpg


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou de uma audiência pública, nesta quinta-feira (22) em Campina Grande, para tratar da situação do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e região. A reunião contou com a presença de representantes do Poder Legislativo, Agência Nacional de Água (ANA), Ministério Público do Estado (MPPB), Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) e autoridades políticas.
Durante o encontro, que teve o objetivo de analisar as possibilidades concretas para evitar o colapso no manancial, pois o reservatório não tem recebido recarga de água suficiente, ficou definido que os órgãos responsáveis pelo monitoramento do açude vão se reunir a cada dois meses, para avaliação de acompanhamento, já que com as chuvas dos últimos meses ainda há um saldo hídrico, apesar da irrigação e o desperdício de água no sistema adutor terem piorado a situação.
Representando a ALPB, o presidente da Frente Parlamentar de Combate à Seca, deputado Assis Quintans (Democratas), afirmou que mais uma vez o trabalho realizado pelo Legislativo foi exaltado durante a audiência. Segundo o parlamentar foi mais uma ação do que obteve êxito na tentativa de solucionar o problema.
“A reunião foi extremamente proveitosa, pois vamos permanecer monitorando o manancial para que a região não sofra nenhum dano por causa da falta de água. Os nossos parceiros evidenciaram e destacaram o esforço que a Assembleia tem feito para cumprir seu papel exigindo soluções das autoridades competentes para melhorar a vida da população paraibana.”, disse Quintans.
Durante a reunião, o superintendente de Regulamentação da ANA, Rodrigo Flecha, afirmou que todas as instituições envolvidas no processo de avaliação do açude do boqueirão serão obrigadas a cumprirem com as obrigações para que não ocorra nenhum colapso. “Todos devem entregar sugestões para que desta forma possamos reduzir os riscos de colapso do manancial que está com apenas 47,7% da capacidade armazenada”, ressaltou.
Uma nova audiência pública já está marcada para o dia 24 de outubro com a participação da ANA, Aesa, Cagepa, Dnocs, Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa da Paraíba, Câmara Municipal dos Vereadores, Federação das Indústrias, Associação Comercial e Universidades Federal e Estadual da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário